No controlo desta praga e tendo sempre em mente a segurança no controlo da mesma, teremos como auxílio a utilização de um Drone, para fazer uma pré-avaliação da localização dos ninhos, de forma a averiguar a melhor forma de os destruir.
Para controlo da praga da Vespa Velutina, seguiremos a seguinte metodologia:
Em articulação com a Proteção Civil, esta ação será efetuada sempre ao anoitecer ou durante a noite, altura em que quase todas as vespas já regressaram ao ninho e onde também se encontram as fundadoras. A desativação dos ninhos é efetuada por 3 etapas:
1º - Envenenamento ou bloqueamento da(s) saída(s) de vespas velutinas do ninho com espuma poliuretano
(a efetuar após o anoitecer ou durante a noite, no prazo máximo de 48h após a ativação do serviço):
Destruição das colónias de Vespa velutina recorrendo a inseticida, realizada através da aplicação do produto no exterior e da sua introdução no interior do ninho, procurando que a sua ação e efeito inseticida provoque a morte das vespas que com ele contactem ou sofram a sua ação.
2ª - Remoção dos ninhos de vespas velutinas:
Em caso de envenenamento a remoção do ninho por parte do prestador do serviço deve ser efetuada no prazo máximo de 72 horas após o mesmo, sendo esta etapa realizada por um dos seguintes meios:
- Técnico de escalada (caso o recurso à autoescada ou auto-grua não reúnam ascondições necessárias para se realizar a remoção);
- Autoescada (cedida pelos bombeiros);
- Auto-grua (cedida pela Proteção Civil);
- Escadote.
Uma vez retirado o ninho, é colocado nesse local uma armadilha com atrativo para vespa velutina, de forma a atrair e capturar possíveis vespas que se encontrem na área. Esta armadilha será recolhida 15 dias após a sua instalação com recurso ao técnico de escalada, sempre que necessário.
Em caso de bloqueamento da(s) saída(s) de vespas do ninho com espuma de poliuretano a remoção do ninho por parte do prestador do serviço deve ser efetuada de imediato,introduzindo o ninho num saco de polipropileno e, uma vez separado do seu suporte, fechar o saco devidamente. Por segurança este saco será introduzido noutro para evitar que algumas vespas saiam depois de romperem com as mandíbulas o primeiro saco. Seguidamente, o ninho será destruido.
3ª - Destruição dos ninhos de vespas velutinas:
Para a destruição dos ninhos propriamente dita será utilizada uma das 3 técnicas abaixo indicadas:
- Congelação (a temperatura inferior a -17º C, durante pelo menos 48 horas para provocar a morte das vespas)
- Ação mecânica de esmagamento
- Incineração (em instalação adequada)
- A realização deste serviço será sempre efetuada com a máxima segurança, sendo que a Desitejo e os seus funcionários possuem todo o equipamento necessário à execução do controlo de pragas da Vespa Velutina, nomeadamente fato de apicultor especializado, máscara e luvas.